3 Livros para Trabalhar Sentimentos com as Crianças
- Sessão de Psi
- 26 de fev.
- 3 min de leitura
Ajudar as crianças a entenderem e lidarem com suas emoções é fundamental para o seu desenvolvimento emocional e social. A literatura infantil pode ser uma ferramenta poderosa nesse processo, pois proporciona uma forma lúdica e acessível de abordar sentimentos complexos. Aqui estão três livros que ajudam as crianças a trabalhar com seus sentimentos, como a raiva, o medo e a insegurança.
1. A Raiva de Blandina Franco e José Carlos Lollo
Sinopse da Editora Companhia das Letras: ""No começo era só uma raivinha à toa. Uma coisa boba, que nem tinha razão de ser, mas que, mesmo assim, era." Todo mundo já sentiu raiva em algum momento da vida. Ela pode surgir das coisas mais simples, como de um olhar de alguém meio de lado, um sorriso diferente, uma palavra torta... Até que tudo passa a alimentar essa raiva e logo ela se torna uma fúria! Dos premiados autores Blandina Franco e José Carlos Lollo, esse livro conta, com muito bom humor e belíssimas ilustrações, como um sentimento pode crescer e tomar conta de cada um. Uma história de autoconhecimento para crianças e adultos."
Este livro aborda o sentimento da raiva de uma maneira única e sensível. A história apresenta um personagem que passa por situações que despertam raiva e frustração. Através de uma narrativa simples e ilustrações expressivas, a obra permite que as crianças compreendam que a raiva é uma emoção natural e que, quando bem entendida, pode ser controlada e canalizada de maneira saudável. "A Raiva" também oferece reflexões sobre como expressar os sentimentos de forma adequada, estimulando o autoconhecimento e a empatia.
2. A Coisa Brutamontes de Renata Penzani
Sinopse da Editora Cepe: "Não seria absurdo imaginar um menino cair de amores por uma senhora idosa se no meio da história estivesse algo ainda mais estapafúrdio: um rinoceronte enorme e desconjuntado. “A coisa brutamontes” é um livro-interrogação: Há um lugar para ser criança e outro para ser velho? A velhice tem um lugar? A infância um dia acaba? Perto e longe são palavras desconhecidas? O que acontece quando uma criança se apaixona por alguém com muitos anos sem nem saber o que é gostar? Essa é uma história de ficção, mas poderia ser a vida. Cícero e Dona Maria são como coordenadas geográficas tentando indicar um lugar fácil de chegar mas que mesmo assim poucos visitam depois de grandes: um lugar chamado infância."
Este livro ajuda as crianças a explorarem seus próprios temores e, ao mesmo tempo, reforça a importância da coragem e da resiliência.
3. O Organórum de Angélica Massocca
Sinopse da Editora Papel da Palavra: "Você já ouviu falar sobre o Organórum? De acordo com a lenda, ele é um monstro que faz com que qualquer um que o encontre perca sua cor. Dizem por aí que ele só aparece para quem está no lugar errado, na hora errada. Mas será isso verdade? Junte-se à Lura e aos monstrinhos de Cromateia, e ajude a investigar o que há por trás do mistério que ameaça tornar o mundo menos colorido."
O livro trata da insegurança e da busca por identidade de uma forma criativa e cativante. Conta a história de um ser que, ao tentar se entender, entra em contato com diferentes partes de seu ser e emoções. A obra permite que as crianças reflitam sobre quem são, o que sentem e como se relacionam com o mundo ao seu redor. Ao trabalhar questões como o medo de não ser aceito e a busca por equilíbrio, o livro oferece uma forma poética de abordar sentimentos de dúvida e insegurança, estimulando a autoestima e a autocompreensão.
Esses três livros, "A Raiva", "A Coisa Brutamontes" e "O Organórum", são ótimos recursos para que pais, educadores e terapeutas ajudem as crianças a explorarem e entenderem seus sentimentos. Cada um deles oferece uma abordagem única para trabalhar emoções difíceis, tornando o aprendizado sobre os sentimentos mais acessível e significativo para as crianças.
Por Sessão de Psi

Comments